Background

Contabilidade Digital
completa para sua empresa!

Saiba mais
Background

Tenha contadores
especialistas para cuidar
das rotinas da sua empresa.

Saiba mais
Background

A sua empresa
organizada e bem planejada
financeiramente!

Saiba mais

Contabilidade para Ecommerce

Qual a importância da contabilidade para Ecommerce?
 
É seguro dizer que as lojas virtuais requerem um investimento inicial menor, além de oferecerem menos burocracias. Mas toda essa facilidade não quer dizer que a contabilidade para Ecommerce deve ser uma parte negligenciada do seu negócio! 
 
Ter um planejamento financeiro sólido é uma das chaves para o sucesso de qualquer empreendimento, principalmente quando estamos falando das lojas virtuais. 
 
A verdade é que este é um mercado cada vez mais competitivo, mas nem todos aqueles que se aventuram nas vendas online têm o cuidado com a contabilidade para Ecommerce. Isso quer dizer que, se você está lendo este artigo, já tem uma vantagem competitiva gigante! 
 
Investir em um serviço de contabilidade para sua loja virtual, mesmo que você esteja apenas começando, pode ser de grande ajuda. 
 
Isso porque um contador é capaz de te ajudar a enquadrar a sua empresa nas modalidades fiscais mais vantajosas, além de ajudar na tomada de decisões estratégicas. 
 
Nesse ponto, pedimos a sua atenção: se você já vende em lojas físicas, mas deseja ampliar a sua atuação para o mundo virtual, a contratação de um contador é quase que obrigatória. 
 
Afinal, são muitas as variáveis envolvidas nessa mudança de segmento – como a gestão de riscos, a rentabilidade do negócio e as obrigações tributárias – e você não quer ter dores de cabeça futuras, não é mesmo? 
 
Quais os principais impostos para um Ecommerce? 
 
Agora que você já sabe a importância da contabilidade para Ecommerce, que tal conhecer alguns dos impostos mais importantes para lojistas virtuais? Listamos alguns deles nos tópicos abaixo, veja só: 
 
ICMS
O ICMS, ou Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, é um imposto que incide sobre a aquisição de mercadorias no geral, além de serviços de transporte, telecomunicação e importação. 
 
Todas as transações comerciais feitas no Brasil, sejam elas de produtos ou serviços, têm a incidência do ICMS. 
 
A taxa cobrada varia de acordo com a mercadoria em questão. A menor incidência do ICMS fica em torno de 7%, enquanto a maior gira em torno de 35%. Todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, arrecadam o imposto. 
 
ISS
O  Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, ou ISS, é um tributo que incide sobre prestação de serviços de profissionais autônomos e também é arrecadado em todos os estados do Brasil.
 
A alíquota do ISS pode variar de 2% a 5%, dependendo do valor do serviço prestado.
 
ST 
A Substituição Tributária é prevista na constituição de 1988 e entra em vigor sempre que a responsabilidade pelo ICMS é atribuída a um contribuinte diferente daquele que vendeu o produto. 
 
DAS
O Documento de Arrecadação do Simples Nacional, ou simplesmente DAS, é uma guia de pagamento única, especialmente projetada para quem é um Microempreendedor Individual. 
 
Ela precisa ser paga todos os meses e, dentro do valor, já estão incluídas taxas como: 
 
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
Imposto sobre Produtos Industrializados;
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
Contribuição Patronal Previdenciária;
Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica;
Contribuição para o PIS/Pasep;
Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza.
 
Vale lembrar que o valor da DAS varia de acordo com a sua área de atuação, mas costuma girar em torno de 5% do salário mínimo vigente. 
E o que acontece com empresas que falham em pagar esses impostos? 
 
Empresas que falham em cumprir com o pagamento desses impostos podem sofrer sanções diversas, afinal, a sonegação fiscal é um crime, de acordo com  o artigo 1º da Lei 4.729, de 1965.
 

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

AMACRUZ Contabilidade

AMACRUZ Contabilidade

WhatsApp